Na Arquidiocese, a abertura acontece em dois momentos: a nível forâneo ou paroquial, no dia 20 de novembro; e a nível arquidiocesano no dia 27 de novembro, na Jornada Arquidiocesana da Juventude, no CEAR.

Vocação: graça e missão é o tema do 3° Ano Vocacional do Brasil, que acontecerá de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. Entretanto, não se trata apenas de um tema, mas de uma maneira de viver. Todo ser humano é convidado a compreender que mais do que ter uma vocação, se é uma vocação. Quando a pessoa descobre a vida como vocação é possível dar o passo de assumi-la também como graça e missão.

Enquanto Igreja, queremos dar uma resposta mais consciente e feliz da vocação que temos diante de toda a criação: sermos sal da terra e luz do mundo no anúncio do Reino de Deus. Para que seja sempre mais fecunda e consciente a vocação da Igreja, e consequentemente a vocação de cada cristão, é necessário que surja uma cultura vocacional que nos faça entender “que toda a pastoral é vocacional, toda a formação é vocacional e toda a espiritualidade é vocacional” (ChV, n. 254).

“Corações ardentes e pés a caminho” (Lc 24, 32-33) é o lema que direcionará esse Ano Vocacional do Brasil. Quando os discípulos de Jesus desciam de Jerusalém para Emaús, estavam tristes por não compreenderem o que acontecia. Jesus se coloca ao lado deles e começa a caminhar, depois senta-se com eles na mesa e parte o pão. É justamente essa consciência da presença do Ressuscitado que caminha ao nosso lado, que desejamos ver crescer em nós nesse ano vocacional e tempo sinodal. Caminhamos, mas não estamos sozinhos, o mestre caminha conosco e nos ajudará a viver a vocação de batizados, com um coração ardoroso, que manterá nossos pés no caminho da missão.

Em nossa Arquidiocese faremos uma abertura, a nível paroquial ou forâneo, no dia 20 de novembro de 2022 e uma abertura oficial, a nível arquidiocesano, no dia 27 de novembro de 2022 dentro da Jornada Arquidiocesana da Juventude, que acontecerá no CEAR (Centro de Evangelização Angelino Rosa), em Governador Celso Ramos. Você e sua comunidade são convidados a participar desses momentos e a viver com esperança, alegria e fé esse ano vocacional para que cresça em nós a graça da vocação.

Pe. Rodrigo Laufer
Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Azambuja e formador no Seminário
Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Azambuja, em Brusque.

——————
Fonte: Jornal da Arquidiocese