“Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!'” (Lucas 1, 38)

Eis chegado o tempo tão importante e solene, conforme diz o Espírito Santo, é o momento favorável, o dia da salvação (2C OR 6,2), da paz e da reconciliação. Tempo celebrado sempre com solenidade pela Igreja, e que também deve ser constantemente vivido com fervor, louvando e agradecendo ao Pai eterno pela misericórdia que nos revelou neste mistério. Em seu imenso amor por nós, pecadores, o Pai enviou seu Filho único a fim de nos libertar-nos da tirania e do poder do demônio, convidar-nos para o Céu, revelar-nos os mistérios do seu reino celeste, mostrar-nos a luz da verdade, ensinar-nos a honestidade dos costumes, comunicar-nos os germes das virtudes, enriquecer-nos com os tesouros da sua graça e, enfim, adotar-nos como seus filhos e herdeiros da vida eterna. Celebrando cada ano este mistério, a Igreja nos exorta continuamente a lembrança de tão grande amor de Deus para conosco.

Das Cartas de São Carlos Borromeu