Descrição Heráldica

Escudo português cortado. Primeiro campo de blau (azul), símbolo de Nossa Senhora de Guadalupe em jalde (ouro) e argente (prata). Segundo de blau (azul), símbolo do peixe em argente (prata) e ondas em blau (azul) e argente (prata). Escudo brocante sobre uma cruz de jalde (ouro) com a ponta em forma de pena. Listel superior de argente (prata) e blau (azul) com o lema em uma linha: “Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe”, em sable (preto) e na outra linha em sable (preto) “Canasvieiras • Florianópolis • SC”. Listel superior de argente (prata) e blau (azul) com a legenda dextra “07.03” e sinistra “2004”, em sable (preto).

Descrição Simbólica

O primeiro campo azul claro recorda o céu e as virtudes que conduzem ao céu e apresenta a imagem simbólica de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da Paróquia, a imagem desponta no horizonte simbolizando o nascer do sol, como uma esperança que vem da fé na mãe de todos os homens. Azul celeste de Maria, mãe de Jesus. O segundo campo em azul mais escuro, cor varonil símbolo da justiça e da paz, simboliza o mar. As ondas simbolizam também o mar e o turismo muito forte na região. O peixe, um dos mais antigos símbolos do cristianismo, símbolo da Eucaristia, nela Jesus chama e envia em missão, como também a pesca, um dos mais antigos meios de subsistência dos paroquianos. O peixe tem em seu interior a cruz de Jesus Cristo, Rei do Universo. A data na flâmula superior, 07.03.2004, é a data em que a paróquia foi criada por Dom Murilo Krieger. Por fim temos na base do brasão o mote, ou flâmula, com a inscrição: “Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe” na primeira linha e “Canasvieiras • Florianópolis • SC” na segunda. O conjunto pousa sobre uma cruz de ouro com a ponta em forma de pena.