A realização do casamento compreende uma longa relação de preparativos para que esta data permaneça, para sempre, na vida dos noivos, como de especial importância. No entanto, é necessário que nesta hierarquia esteja claro que o casamento é antes de tudo um chamado de Deus para o homem e para a mulher para um caminho de santidade mediante a vida conjugal. Não pode, desta forma, limitar-se ao evento social do dia, assim como não deverão ser os arranjos festivos de maior significado aos noivos do que o sacramento que se realiza no “sim” de um para o outro. Uma atitude livre, fiel por toda a vida, fecunda à abertura dos filhos e na perseverança na doutrina, que acolhe na intimidade dos corações comprometidos uma morada para Deus testemunhado pelos convidados.

Assim, quer a Igreja, enquanto mãe e orientadora de seus filhos, cuidar para que os noivos se preparem adequadamente para o recebimento desse sacramento do matrimônio. Nesse espírito de colaboração, a Pastoral da Família organiza um curso que procura esclarecer e aprofundar o verdadeiro sentido do casamento, levando aos noivos os principais temas da vida conjugal e familiar. Evidentemente sem esgotá-los, abre aos noivos caminhos de reflexão sobre os desafios dessa opção vocacional de amor, que deverá estar sempre acompanhada da formação doutrinal, da oração perseverante, da companhia de Maria e José, sob a graça protetora do Espírito Santo, nas diversas circunstâncias do cotidiano do novo lar.

INSCRIÇÃO PARA CATEQUESE MATRIMONIAL

Se, pelo menos, um dos noivos pertencer a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Canasvieiras, preencha o formulário abaixo que a Pastoral Familiar entrará em contato com você. Caso o noivo e a noiva pertençam a outra Paróquia, favor procurar a secretaria da mesma.

NOIVO*:

Dizimista?* SIMNÃO

Estado Civil*:

Sou da Comunidade*:

Declaro que as informações aqui prestadas são verdadeiras.

Obs.: Os campos sinalizados com asterisco(*) são de preenchimento obrigatório!

QUERO SER DIZIMISTA! Clique aqui e faça sua inscrição.

Quando são assistidos os matrimônios?

Dia e horário da Celebração do Matrimônio deverão ser combinados entre o pároco e os nubentes, quando forem agendar a data do matrimônio na secretaria paroquial, independente do ministro que irá assistir o matrimônio.

Documentos necessários para abertura do  processo matrimonial:

Dos noivos:

• Certidão de Nascimento atualizada (60 dias).
    • Certidão de batismo atualizada (60 dias).
    • Certidão da Crisma.
    • Comprovante da primeira Comunhão.
    • Cópia do CPF e RG.
    • Comprovante de residência.
    • Comprovante do encontro de preparação para o matrimônio.

Clique aqui, imprima e preencha o formulário com os dados dos noivos a ser entregue juntamente com os

Dos padrinhos (dois casais):

• Cópia do CPF e RG.

Clique aquiimprima e preencha o formulário com os dados dos padrinhos a ser entregue juntamente com os documentos acima.

Das testemunhas:

Clique aquiimprima e preencha o formulário com o nome das testemunhas a ser entregue juntamente com os demais documentos de abertura do processo do matrimônio.

Observações:

Dar entrada no processo matrimonial com antecedência de 60 dias.