O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”.

A Constituição Dogmática Lumen Gentium, no seu n. 22, apresenta o episcopado como um “Colégio” que tem à sua frente o sucessor de Pedro, o Papa. Assim procedendo, o documento deixou claro que cabe aos bispos, sempre em união com o Romano Pontífice, em virtude do múnus de ligar e desligar que também receberam, enquanto sucessores dos Apóstolos, participar ativamente nas decisões que afetam a vida eclesial.

Assim se exprime a Lumen Gentium em um trecho do n. 22:

“Enquanto composto de muitos, este Colégio exprime a variedade e a universalidade do Povo de Deus; e enquanto unido sob um Chefe, exprime a unidade do rebanho de Cristo. Nele, os Bispos, respeitando fielmente o primado e o principado de seu Chefe, gozam do poder próprio para o bem dos seus fiéis e mesmo para o bem de toda a Igreja, revigorando sempre o Espírito Santo sua estrutura orgânica e a sua concórdia.”

A constituição, de fato, deste Sínodo se deu em 15 de setembro de 1965, pelo Papa Paulo VI, através da Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio “Apostolica Sollicitudo”. Ali se define o que seja o Sínodo dos Bispos, de acordo com o pensamento dos padres conciliares expresso na Lumen Gentium. A função do sínodo é “consultiva” (edocendi et concilia dandi se afirma no original latino). Contudo, o Sínodo pode ter uma função deliberativa, sendo que esta precisa ser ratificada pelo Romano Pontífice.

O decreto Christus Dominus, sob o múnus pastoral dos bispos na Igreja, assim se exprime no seu n. 5 com relação ao Sínodo dos Bispos recém instituído: “Alguns Bispos das diversas regiões do mundo, escolhidos do modo e processo que o Romano Pontífice estabeleceu ou vier a estabelecer, colaboram mais eficazmente com o pastor supremo da Igreja formando um Conselho que recebe o nome de Sínodo Episcopal. Este Sínodo, agindo em nome de todo o Episcopado católico, mostra ao mesmo tempo que todos os Bispos em comunhão hierárquica participam da solicitude por toda a Igreja.”

Sínodo 2023

Em 2023 será realizada a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O tema da sinodalidade propõe a todo povo de Deus refletir sobre a forma de a Igreja se compreender. A participação e o caminhar juntos indicam a compartilhada missão evangelizadora que cada batizado deve assumir. O Papa Francisco tem afirmado que o “caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Nos dias 9 e 10 de outubro, o Papa realiza a abertura em Roma, dando início a um processo de escuta de todo o Povo de Deus nas dioceses do mundo inteiro. Essa primeira fase acontece até março de 2022 com a escuta e a reflexão envolvendo todas as paróquias, comunidades, movimentos e vida consagrada.

O percurso para a celebração do Sínodo está dividido em três fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023: uma fase diocesana e outra continental, que darão origem a dois instrumentos de trabalho e que antecedem a fase definitiva, no nível da Igreja universal.

Na fase das dioceses, ou Igrejas Particulares, conforme orientação da Secretaria Geral do Sínodo, os “bispos submetem as questões, que devem ser tratadas na assembleia sinodal, aos presbíteros, diáconos e fiéis leigos das suas Igrejas, individualmente ou associados. Sobretudo pode revelar-se fundamental a contribuição dos organismos de participação da Igreja Particular, especialmente o Conselho Presbiteral e o Conselho Pastoral, a partir dos quais verdadeiramente pode começar a tomar forma uma Igreja sinodal”.

Para auxiliar no processo de consulta em vista do sínodo, que terá uma caminhada especial no âmbito das Igrejas Particulares, a Secretaria Geral do Sínodo divulgou, em setembro, o Documento Preparatório e o Vademecum da Assembleia Sinodal de 2023. Esses dois documentos foram concebidos para serem utilizados de forma complementar e conjunta.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

O Sínodo na Arquidiocese de Florianópolis

A Arquidiocese de Florianópolis viverá com intensidade a abertura do Sínodo, com noites de formação online, tríduo celebrativo nas paróquias e a missa de abertura presidida pelo Arcebispo Metropolitano, na Catedral.

No início do mês, dias 6, 7 e 8 de outubro, a Coordenação de Pastoral, junto com a FACASC, preparou três noites de formação para todo o povo de Deus em preparação para a abertura do Sínodo 2023. O evento será online, transmitido pelo Facebook e pelo Youtube oficiais da Arquidiocese, sempre a partir das 20h. Os temas para cada noite serão, respectivamente, “Sinodalidade e Comunhão”, “Sinodalidade e Participação” e “Sinodalidade e Missão”.

As paróquias estão convidadas a vivenciar com intensidade a abertura do Sínodo com um tríduo celebrativo nas comunidades, de 13 a 15 de outubro. No site da Arquidiocese, já estão disponíveis três roteiros para as celebrações, com sugestões de comentário, texto para a liturgia, oração dos fiéis e a oração do Sínodo.

Finalmente, no dia 17 de outubro, domingo, haverá a celebração na Catedral Metropolitana, às 15h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, para marcar a abertura da fase diocesana. A missa contará com a participação dos Vigários Forâneos e um representante de cada paróquia.

Próximos passos

As paróquias deverão enviar as contribuições até o dia 1º de março de 2022, que depois de sintetizadas serão enviadas até o dia 25 de março para a CNBB, para que a Conferência Episcopal possa formular uma síntese antes de abril de 2022.

Em seguida será produzido pela Secretaria Geral do Sínodo, até setembro de 2022, um primeiro Instrumento de Trabalho (Instrumentum Laboris) com as contribuições das conferências episcopais, da Cúria Romana, de Universidades, Faculdades de Teologia, Uniões de Superiores e Superioras Gerais de Institutos Religiosos, Federações de Vida Consagrada e movimentos internacionais de leigos.

De setembro de 2022 a março 2023 decorrerá a fase continental do Sínodo. Cada assembleia continental aprovará um documento final. Até junho de 2023 será redigido um segundo Instrumento de Trabalho para a grande assembleia sinodal dos bispos que ocorrerá em Roma em outubro de 2023.

Conheça os significados da Logomarca do Sínodo 2023

Uma grande árvore majestosa, cheia de sabedoria e luz, atinge o céu. Sinal de profunda vitalidade e esperança, exprime a cruz de Cristo. Traz a Eucaristia, que brilha como o sol. Os ramos horizontais se abrem como mãos ou asas e sugerem, ao mesmo tempo, o Espírito Santo.

O povo de Deus não é estático: está em movimento, em referência direta à etimologia da palavra sínodo, que significa “caminhar junto”. As pessoas estão unidas pela mesma dinâmica e respiram da Árvore da Vida, a partir da qual iniciam sua jornada.

Essas 15 silhuetas resumem toda a nossa humanidade em sua diversidade de situações de vida, gerações e origens. Este aspecto é reforçado pela multiplicidade de cores vivas que são, elas próprias, sinais de alegria. Não há hierarquia entre essas pessoas que estão todas no mesmo nível: jovens, velhos, homens, mulheres, adolescentes, crianças, leigos, religiosos, pais, casais, solteiros, deficientes; o bispo e a freira não estão a frente deles, mas entre eles.

Muito naturalmente, as crianças e depois os adolescentes abrem o caminho, referindo-se as palavras de Jesus no Evangelho: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e revelastes aos pequeninos ” (Mt 11,25)

A linha de base horizontal: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” , vai da esquerda para a direita no sentido de uma marcha, sublinhando e reforçando-a, terminando com o título “Sínodo 2021-2023”: o ponto culminante que resume tudo.

Alguns documentos relativos ao Sínodo dos Bispos 2023 estão disponíveis em arquifln.org.br/sinodo2023.

__________________________________________

Fonte: vaticannews.va, cnbb.org.br, arquifln.org.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.