“Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos” (Jo 20,22-23)

Caros filhos e filhas!

Se você tem dificuldades, ou é um recém-convertido, esteja curioso ou não se confessa já faz um tempão, pode ser que você se sinta um pouco intimidado por não saber exatamente como funciona a confissão. O que você deve fazer no confessionário? O que deve dizer para o padre? A quão rígida é uma confissão? Fique tranquilo(a)! É bem mais simples do que você imagina. Basta dar uma olhada nos passos a passo abaixo.

1) EXAME DE CONSCIÊNCIA

Procurar lembrar de todos os pecados que necessita confessar, ou seja, os pecados graves;
Pode-se inclusive fazer uma lista dos pecados por escrito, para facilitar e evitar o esquecimento;
Não é necessário contar como aconteceu, mas apenas contar o pecado e quantas vezes o cometeu, caso lembre, desde a última Confissão.

2) ARREPENDIMENTO

O arrependimento é a dor por ter ofendido Deus pelos pecados cometidos e o propósito de não mais cometê-los;

3) DECLARAÇÃO DOS PECADOS

É necessário declarar todos os pecados graves que ainda não foram declarados em uma Confissão válida. É recomendável que os pecados veniais também sejam confessados, desde que haja o arrependimento e a intenção de não mais cometê-los, para receber sobre eles uma graça e o aconselhamento do sacerdote;
Para que haja um pecado grave, são necessárias três condições: matéria grave, plena consciência e plena liberdade;
Se algum pecado for esquecido, mesmo após um bom exame de consciência, o pecado foi perdoado na absolvição, mas deve ser declarado na Confissão seguinte;
Se algum pecado grave for escondido de propósito, a Confissão foi inválida. Não é possível reconciliação pela metade.

4) ABSOLVIÇÃO

Após o ato de contrição (que poderá ser lido, decorado ou espontâneo), o Sacerdote dará a absolvição. Se os outros passos foram realizados corretamente, o fiel já se encontra em estado de graça.

5) PENITÊNCIA

A penitência é um bem para compensar o mal cometido pelo pecado. O fiel completará o processo de reconciliação cumprindo a penitência da Confissão, geralmente alguma oração ou uma boa obra.

6) NO DIA DA CONFISSÃO

(Agende com a secretaria paroquial)

Ao sentar-se ou ajoelhar-se diante do padre, faça o sinal da cruz e você pode dizer: “Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz _____ (escrever quanto tempo não se confessa) desde a minha última confissão. Estes são meus pecados (podem ser escritos):
O padre é bem compreensivo durante a confissão. Não há nada de errado com não lembrar algo que aconteceu nem a sua motivação para pecar. As únicas coisas que interessam é que você seja o mais honesto possível e que o seu coração esteja no lugar certo.

7) ESCUTE A ORIENTAÇÃO DO PADRE Após a orientação do padre, reze o ato de contrição.

Ato de Contrição:
Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém.

8) ABSOLVIÇÃO E PENITÊNCIA.

Ouça com cuidado a absolvição. Ela significa que você está completamente livre de pecados. Não há sensação melhor do que essa!
Memorize a penitência para cumpri-la depois.
Volte para o banco da Igreja, de preferência onde possa ver o Sacrário onde está Jesus na Hóstia Santa, e a Cruz. Agradeça a Deus pelo dom da Salvação, pois hoje você ressuscitou com Cristo! Aleluia!

Festa no céu para cada pecador que se converta!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.